«

»

Jun 10

KM Vertical do Funchal – Reportagem e Resultados

Resultados oficiais por Escalões

Tempos parciais por Escalões

Classificação Geral Absoluta

Tempos Parciais Classificação Geral Absoluta

Tempos Comparativos para oVencedor

Estatísticas Participantes

Tiago Silva e Sónia Santos Venceram na corrida vertical do Funchal

Uma nova alternativa desportiva na Madeira. O Trail conquista adeptos seduzidos por uma Natureza que torna a actividade física muito mais aliciante.

Sessenta e nove atletas partiram do Largo da Fonte no Monte e terminaram a prova após 6,4km de caminho, subindo 1 km de desnível até chegar à Achada Grande, nas imediações do Chão da Lagoa.

Na primeira parte da prova os atletas contaram com um tecto de nuvens que proporcionou excelentes condições para a progressão. A partida no Largo da Fonte levava os atletas a percorrer em zig-zag uma parte dos Jardins do Monte, entrando no caminho das Lajinhas e de seguida no antigo caminho de ligação ao Terreiro da Luta, que apresenta um piso em pedra calçada. Depois seguiu-se a entrada no Parque Ecológico do Funchal percorrendo a Levada da Ribeira das Cales, num percurso algo técnico, com piso variado, um pouco irregular  e estreito. A passagem pela Ribeira das Cales iniciava a parte mais difícil do KM Vertical, com a subida ao longo de um lombo algo íngreme, com 300 metros de desnível em cerca de um quilómetro de extensão.

No final da grande subida, um pouco antes de chegar ao Chão da Lagoa, os atletas superavam o tecto de nuvens passando a contar com Sol até final do percurso.

Ao chegar ao planalto do Chão da Lagoa, 900 metros de desnível já tinham sido vencidos em 5km de marcha, faltavam 1400 metros e 100 metros de desnível, que para os mais preparados deu terminar em corrida.

Os atletas partiram com intervalo de 30 segundos entre si, sendo os favoritos os últimos a partir, para uma disputa que se previa animada, com os principais atletas regionais da corrida de estrada e de montanha presentes. Tiago Silva (LCM) foi o primeiro dos candidatos a sair e até final só ultrapassou atletas mais lentos, vencendo categoricamente a classificação geral e o escalão Seniores Masculinos, deixando o consagrado José Marques a 3:18, que lhe valeu a segunda posição também nos Seniores Masculinos. A partir do segundo lugar a concorrência foi muito grande com os atletas a terminarem com pouca diferença entre si, com destaque para mais uma brilhante prova de Leonardo Diogo (CAMadeira), que foi terceiro na geral e primeiro nos Veteranos Masculinos I.

Ainda na classificação destinada aos Seniores Masculinos, Sidónio Freitas(CMoF) foi 3.ºclassificado e 5.º da geral.

Na competição feminina destaque para Sónia Santos (HF), que na sua estreia em provas do género surpreendeu toda a concorrência, deixando Isabel Fagundes (CAMadeira) no segundo lugar e Paula Rodrigues (CMoF) em terceiro da classificação geral feminina.

Nos Sub-23 Vitor Jesus mostrou grandes capacidades para este tipo de provas, venceu o seu escalão e terminou na 4.ªposição da geral. Diogo Ladeira (CAMadeira) e Vitor Ornelas (CAMadeira) foram 2.º e 3.º, respectivamente, no escalão sub-23.

Nos Veteranos Masculinos I, Leonardo Diogo (CAMadeira) venceu destacado com pouco mais de 10 minutos de vantagem para Nuno Gonçalves (CMoF) e 13:19 para Orlando Cardoso (CAMadeira).

O escalão Veteranos Masculinos II foi um dos escalões mais disputados, havendo incerteza no resultado até final. Egídio Rodrigues (CMoF) acabou por ser mais rápido, por apenas 28 segundos de diferença para Luís Mendonça (CMoF), que por sua vez superou Miguel Correia (CAMadeira) por 2 segundos.

A organização distinguiu os dois atletas Veteranos III que concluiram a prova, José Barros e Juvenal Sousa, que deram um excelente exemplo de que o trail pode ser para todos, cada um a seu ritmo. 

No final realizou-se um pequeno lanche convívio, onde foram distinguidos os vencedores absolutos e por escalão e atribuídos prémios oferecidos pelos patrocinadores que apoiaram este evento, com destaque para o Ventura Animação Turística, Qasbah Café e a Clínica de Terapias Manuais da Carreira. Apoiaram ainda a realização da prova, a Associação de Desporto Para Todos, a Câmara Municipal do Funchal e o Parque Ecológico do Funchal.

O Clube Aventura da Madeira contou com alguns voluntários para a organização deste evento, que em muito contribuíram para a sua realização e que o Clube agradece e regista toda a disponibilidade, nomeadamente ao João Nunes, António Ferro, Tiago Gomes, Isabel Fagundes, Bruno Mendes, Henriqueta Costa, Vivaldo Lucas, Nuno Caldeira, Marta Nunes, Dionísio Sousa, Nuno Cunha, Cláudio Rodrigues, Carlos Silva, Luís e Joana Gomes, Sónia Gomes, Fábio Pestana, Elisabete Alves, João Soares, Emanuel Costa e Raquel Franco.

Mais informações, Fotografias e vídeos do evento brevemente neste sítio.

.