Percurso FX VK 2022

O percurso previsto para a 3.ª Edição do Funchal Vertical Kilometer tem, aproximadamente,  4,5km de extensão e 1000 metros de desnível positivo. 

O seu início situa-se junto à Ribeira de Santa Luzia, a uma altitude de 460 metros. A primeira parte, em cerca de 300 metros o caminho é pavimentado, segue-se cerca de 900 metros em caminho de natureza florestal em terra, para entrar em caminho pedestre  junto à antiga Estação de Tratamento de Águas do Tornos, e dai seguir por um parcial de degraus até ao caminhos dos Tornos Altos, depois subida para a levada do Barreiro num dos parciais com maior percentagem de desnível, uma vez na levada  segue-se um parcial com menos declive. O percurso sai da Levada do Barreiro e o declive aumenta e  o itinerário entra em terreno aberto de montanha, cruzando por duas vezes a estrada municipal do Chão da Lagoa, até terminar a 1460 metros de altitude, no planalto do Chão da Lagoa, junto à parque de merendas da cozinha da Meia Lua.

O tipo de piso é diverso ao longo do percurso, na primeira parte o caminho é pavimentado (+- 300m), depois estrada de terra (+- 900m), alguns degraus pavimentados e depois o piso até à meta continua em terra, vegetação rasteira, terra solta, zonas rochosas.

A parte inicial do percurso, no primeiro km, é utilizada por veículos pesados, sobretudo durante os dias úteis. Os interessados em percorrer o itinerário devem tomar os devidos cuidados. Se está interessado em reconhecer o itinerário,  sugerimos que o faça preferencialmente ao fim-de-semana, sábados, domingos ou dias feriados.

NOTA: Presentemente o itinerário contém alguns parciais com trabalhos de limpeza, por esse facto não se encontra inteiramente transitável. Assim que esteja limpo informaremos neste sítio. 

Percurso sobre mapa – Funchal Vertical Kilometer 2022

Atenção!  Qualquer atividade de reconhecimento ou treino com base na presente informação é da inteira responsabilidade dos interessados.