«

Mai 13

Marco Silva e Camila João vencem Tabua Vertical Kilometer 2018

Camila João 1.ª Tabua vk Marco silva 1.º

A Tabua recebeu com sol a segunda prova da Taça de Portugal Vertical, com a disputa da 2.ª edição da “Tabua Vertical Kilometer®”. A prova tinha uma extensão de 4km e 1000m de desnível positivo. O evento organizado pelo Clube Aventura da Madeira pontou ainda para a Taça da Madeira e para o Troféu de Clubes FCMP, tendo contado com a representação de 13 clubes da Região filiados na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Dos oitenta e nove inscritos, setenta e três atletas classificaram-se, superando um terreno muito diversificado, com pavimento em terra, pedra ou vegetação rasteira, e ainda alguns parciais com elevada inclinação, que em média situou-se nos 25%.

lEONARDO DIOGO

A partida situou-se no sítio do Ribeiro da Tabua a 430 m de altitude, ainda numa zona rural do concelho da Ribeira Brava, e após 400m por caminhos pavimentados entrou em trilhos de acesso à zona montanhosa da Tabua, seguindo uma cumeada até à meta instalada junto à Estrada Regional 110, nas proximidades do sítio das Pedras no Paul da Serra, a 1430m de altitude.

Destaque para as vitórias absolutas de Marco Silva da Associação Desportiva Galomar e de Camila João do ACD Jardim da Serra. A disputa pelos primeiros lugares no setor masculino foi ao segundo, com Bruno Silva do GD Estreito, 2.º classificado, a ficar a 10 segundos do primeiro lugar de Marco Silva que realizou 43:20, para superar os 4km e 100m D+ do percurso. Na terceira posição classificou o veterano 50 anos, Leonardo Diogo a representar o Clube Aventura da Madeira, que fez o tempo de 44:04, suficiente para bater Tiago Aires do Clube de Montanha do Funchal, que gastou mais 23 segundos e quedou pela 4.ª posição. Nos femininos, Camila João do ACD Jardim da Serra realizou o percurso em 57:13, deixando a colega de equipa, Sara Rodrigues, na segunda posição a 53 segundos, e na terceira posição, classificou-se Marilisa Fernandes do Clube Aventura da Madeira, que realizou o tempo de 1:00:27.

VK SOLANGE FERRAZ

Na classificação por escalão, os primeiros lugares repetiram-se nos seniores com as vitórias de Marco Silva (AD Galomar) e Camila João (ACD Jardim da Serra), nos veteranos 40 anos venceram Américo Caldeira (CAMadeira) e Maria João Abreu (ADC Porto Moniz), nos veteranos 50 anos vitorias para Leonardo Diogo (CAMadeira) e para Iolanda Henriques (CF Andorinha), e em veteranos 60 anos, classificaram-se como primeiros Luís Mendonça (CAMadeira) e Solange Ferraz (CMoFunchal).

Nos escalões jovens, os primeiros foram Francisco Henriques (GD Estreito) em Juvenis, e Ana Henriques (CF Andorinha) e André Dias (CF Andorinha) nos Juniores.

Nas classificações por equipas, o Clube Aventura da Madeira venceu em ambos os géneros.

A prova contou com os apoios da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Guarda Nacional Republicana, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Direção Regional de Juventude e Desporto e Associação da Madeira de Desporto Para Todos.

DSC02151