O Parque Ecológico do Funchal recebeu esta manhã a 4.ª Edição do Funchal Vertical Kilometer, prova organizada pelo Clube Aventura da Madeira que pontuou para o Campeonato Nacional de Skyrunning Vertical.
O percurso com caraterísticas únicas para a disciplina de Vertical Kilometer, iniciou-se a 460 metros de altitude na Ribeira de Santa Luzia e terminou 4,5km depois, a 1460 metros de altitude, no Chão da Lagoa, com um ganho de 1000 metros de altitude.
A prova iniciou-se em simultâneo com todos os 96 participantes que se apresentaram à partida, levando os favoritos em ambos os géneros para frente das respetivas competições, numa disputa que seguiu muito incerta até aos últimos metros.
Ricardo Gouveia (Clube Aventura da Madeira) conseguiu uma vantagem na última subida, bastante ingreme, que permitiu uma vantagem de cerca de 13 segundos, registando o tempo final de 42:59. Bruno Silva (CEE – Madeira) seguiu-se na meta com o tempo de 43:12, e na terceira posição classificou-se José Vieira (CN São Vicente) com 43:26.
Na competição feminina, Débora Silva a representar o Clube Escola do Estreito – Madeira, conseguiu destacar-se na segunda metade da prova, terminando com o tempo de 56:17. Na posição imediata do pódio classificou-se Olívia Sousa (CEE-Madeira) com 56:59 e na terceira posição Laureen Teixeira (CEE – Madeira) com o tempo de 57:31.
Na classificação por equipas, nos masculinos a vitória coube ao Clube Aventura da Madeira e na competição feminina ao Clube Escola do Estreito – Madeira, que conquistaram importantes pontos para o Campeonato Nacional de Clubes.