Ricardo Gouveia e Camila João campeões na 3.ª Edição do Funchal Vertical Kilometer

Realizou-se na manhã de domingo, 31 de julho 2022, a 3.ª Edição do Funchal Vertical Kilometer na modalidade Skyrunning, evento que apurou os campeões regionais 2022 da disciplina KM Vertical e pontuou para a Taça de Portugal Vertical, Taça da Madeira Vertical, Taça de Portugal da Juventude, Troféu Nacional e Regional de Clubes.

A organização do Clube Aventura da Madeira definiu um percurso com 4,5km de extensão e 1000m D+, com início na Ribeira de Santa Luzia a 460 metros de altitude e fim no Chão da Lagoa a 1460 metros de altitude. O percurso decorre maioritariamente na área do Parque Ecológico do Funchal, passando pela antiga estação de tratamento de águas dos Tornos, Tornos Altos, levada do Barreiro, chão das Mantas e termina ao chegar ao planalto do Chão da Lagoa.

Apesar do tempo quente, os participantes beneficiaram de uma primeira parte dentro do vale com alguma sombra, terminando com muito sol o parcial final que conta com algumas zonas de elevada inclinação.

A partida da prova foi em simultâneo para todos os participantes, uma estreia em provas do género na Madeira, o que gerou alguma expetativa entre os favoritos. A disputa pelos primeiros lugares foi até aos últimos metros, com a participação dos melhores atletas regionais da disciplina, tendo os quatro primeiros terminado no mesmo minuto.

Ricardo Gouveia (Clube Aventura da Madeira), atual campeão nacional, confirmou a poucos metros da meta a terceira vitória neste evento, realizando o tempo de 44:06. O segundo lugar foi para Vítor Jesus (Clube Montanha do Funchal) que tentou a vitória até ao fim da prova, terminando a 6 segundos do primeiro, com o tempo de 44:12. Fechou o pódio da classificação geral masculina José Vieira (ADRAP) com o tempo de 44:38.

Na competição feminina, Camila João (Clube Escola do Estreito) cedo destacou-se, vencendo isolada com o tempo de 55:54. Na segunda posição classificou-se Carla Brandt (Clube Aventura da Madeira) com o tempo de 58:03 e na terceira posição Ana Roda (Clube Naval de São Vicente), com o tempo de 59:05.

Na classificação coletiva a vitória foi para a equipa do Clube Escola do Estreito – Madeira nos femininos e para o Clube Aventura da Madeira nos masculinos.

A 3.ª Edição do Funchal Vertical Kilometer registou 80 atletas inscritos representando 17 clubes, tendo esta realização contado com os apoios da Câmara Municipal do Funchal, Direção Regional de Desporto, Associação da Madeira de Desporto Para Todos, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Outdoor Run Shop Madeira e Parque Ecológico do Funchal.

Todos os resultados em: https://kmvertical.camadeira.com/?page_id=1534