«

»

Mai 14

Luís Fernandes (Ludens) e Cristina Perestrelo (CAF/Sá) vencem nas montanhas do Funchal

O Clube Aventura da Madeira realizou no passado Domingo, uma exigente corrida de montanha nas serras do Funchal que levou 70 entusiastas da corrida na montanha, a percorrer 6,4km e subir cerca de 600 metros de desnível, por caminhos e trilhos muito técnicos, onde o ritmo de corrida passava para uma progressão a passo, tal era a inclinação em algumas partes do percurso.

O percurso decorreu exclusivamente dentro do Parque Ecológico do Funchal, com a partida no Pico Alto a 1105 metros de altitude e a chegada nas proximidades do Pico do Areeiro a 1690 metros de altitude. Os atletas iniciaram o percurso na antiga levada das Cales, depois seguiu-se uma longa subida que se acentuou a partir do km 1, subindo 300 metros de desnível em cerca de 1km de extensão, sobre uma cumeada quase direta ao Chão da Lagoa. No planalto, foi corrida em recuperação por caminhos e por uma pista definida em piso irregular, com cerca de 1500 metros, que foram os mais suaves do percurso, antes de nova subida até à casa do Areeiro, onde totalizavam 500 metros de desnível e 4100 metros de corrida. A partir daqui, uma ligeira descida até à base do Pico dos Melros e os 1900 metros finais de percurso com subida para o Poço da Neve, passagem junto à ribeira de Santa Luzia e subir 90 metros de desnível nos últimos 400 metros, para terminar na meta a 1690 metros de altitude.

Durante o percurso os participantes tinham dois abastecimentos líquidos, um aos 1850 metros e outro após 4000 metros, bem necessários devido ao calor que se fazia sentir.

As sete dezenas de participantes competiram em seis escalões consoante a idade e partiram com um intervalo de 30 segundos, saindo no final os principais favoritos, permitindo que na linha de meta houvesse incerteza quanto aos vencedores. A organização utilizou cronometragem electrónica, dando aos participantes a possibilidade de cronometrar em seis pontos intermédios, a cada km percorrido.

Após a chegada de todos os atletas realizou-se a cerimónia de entrega de prémios na Casa do Burro, no Chão da Lagoa, que distinguiu os vencedores absolutos e por escalão.

Na classificação Absoluta, nos masculinos, Luís Fernandes (LCM) foi o grande vencedor, mas numa disputa apertada com Carlos Ramos (CF Andorinha), que ficou somente a 11 segundos. Miguel Gonçalves (CAMadeira) foi terceiro a 1:51 do vencedor. Nos femininos, Cristina Perestrelo (CAF/Sá) venceu destacada com o tempo de 57:47, seguida de Paula Rodrigues (CMoF) a 8:35 e de Anita Roque (Amigos Ducalhau) a 10:54.

Na classificação por escalão, os vencedores foram os seguintes:

Sub23 Masc

1.º  Rafael Mendes (Ludens Clube de Machico)

2.º Wiliam Serrão (Clube Desportivo Insulares)

3.º Diogo Pereira (Individual)

Seniores Masculinos

1.º Luís Fernandes (Ludens Clube de Machico)

2.º Carlos Ramos (Clube Futebol Andorinha)

3.º Miguel Gonçalves (Clube Aventura da Madeira)

Seniores Femininos

1.ª Cristina Perestrelo (CAF/Sá)

2.ª Sónia Teixeira (Individual)

Veteranas Femininas

1.ª Paula Rodrigues

2.ªAnita Roque (Amigos Ducalhau)

3.ª Nadia Meroni (Clube Aventura da Madeira)

Veteranos Masculinos I

1.º Vitor Rodrigues (Individual)

2.º Leonardo Diogo (Clube Aventura da Madeira)

3.º Nelson Nunes (Ludens Clube de Machico)

Veteranos Masculinos II

1.º Carlos Ramos (Clube de Futebol Andorinha)

2.º José Rodrigues (Amigos Ducalhau)

3.º Nuno Gonçalves (Clube de Montanha do Funchal)

No encerramento foram sorteados diversos brindes da loja Trizone e a organização proporcionou um animado convívio final, servindo um almoço a todos os participantes e acompanhantes.

Este evento contou com os importantes apoios do Parque Ecológico do Funchal e da loja Trizone e com o voluntariado de diversos colaboradores, que tornaram possível esta organização e a quem o Clube Aventura da Madeira agradece a dedicação e responsabilidade.